Corpo dos Quadrilheiros de Melgaço

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Corpo dos Quadrilheiros de Melgaço

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/MMLG/CQMLG

Título

Corpo dos Quadrilheiros de Melgaço

Datas de produção

1700  a  1722 

Dimensão e suporte

1 lv.

Entidade detentora

Município de Melgaço

História administrativa/biográfica/familiar

A origem das forças de segurança remonta à dinastia afonsina, quando homens armados de vara ou lança, conhecidos por "quadrilheiros", asseguravam a protecção dos habitantes dos municípios. Apesar de algumas disposições régias para enquadrar a sua actividade, sobretudo nos reinados de D. Fernando e de D. Sebastião, só no tempo de Filipe II, por alvará de 1603, é que esta força ganha estatuto normativo consolidado, com a criação do Corpo de Quadrilheiros, cujos elementos eram recrutados entre os homens bons das paróquias. Em 1801, este Corpo foi extinto pelo Intendente Pina Manique, que o substitui pela Guarda Real de Polícia, mais adaptada às exigências de segurança nos centros urbanos, em franco desenvolvimento.

Âmbito e conteúdo

Livro que regista os seus termos de juramento.

Condições de reprodução

Encontram-se definidas no regulamento interno que prevê algumas restrições tendo em conta o estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução dos documentos. Os pedidos serão analisados caso a caso, de acordo com as normas que regulam os direitos de propriedade do MMLG e a legislação sobre direitos de autor e direitos conexos.

Características físicas e requisitos técnicos

Em termos gerais, o estado de conservação é razoável.

Instrumentos de pesquisa

ARQUIVO MUNICIPAL DE MELGAÇO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Melgaço, 2017. Disponível no Sítio Web. Em actualização.