Comissão Municipal de Arte e Arqueologia de Melgaço

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Comissão Municipal de Arte e Arqueologia de Melgaço

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Subfundo   Subfundo

Código de referência

PT/MMLG/CMMLG-CMAAMLG

Título

Comissão Municipal de Arte e Arqueologia de Melgaço

Datas de produção

1937-10-22  a  1975-08-06 

Dimensão e suporte

2 lv.

Extensões

2 Livros

História administrativa/biográfica/familiar

Criada pelo Código Administrativo de 1936 a Comissão era composta por um vereador, nomeado pelo presidente da Câmara, pelo director do Museu, por um professor oficial do ensino primário, por um representante das associações culturais e pelos párocos encarregados pelo culto em monumentos religiosos de valor reconhecido. A ela estava cometido o arrolamento de todos os elementos ou conjuntos monumentais, arqueológicos, artísticos, históricos e paisagísticos, existentes no Concelho, dar parecer sobre o plano de urbanização no que concerne à conservação e valorização de monumentos, sobre os projectos de construção, reintegração ou valorização de monumentos, sugerir à Câmara sobre o embelezamento das povoações, aproveitamento dos monumentos e da paisagens e ao desenvolvimento do turismo, e, colaborar com a administração central na defesa dos artísticos, progresso da cultura e educação.

Âmbito e conteúdo

Atas das sessões.

Condições de reprodução

Encontram-se definidas no regulamento interno que prevê algumas restrições tendo em conta o estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução dos documentos. Os pedidos serão analisados caso a caso, de acordo com as normas que regulam os direitos de propriedade do MMLG e a legislação sobre direitos de autor e direitos conexos.

Características físicas e requisitos técnicos

Em termos gerais, o estado de conservação é razoável.

Instrumentos de pesquisa

ARQUIVO MUNICIPAL DE MELGAÇO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Melgaço, 2017. Disponível no Sítio Web. Em actualização.